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Rio Claro, SP, Brazil
Meu nome é Mariana Gabriela Fonseca, prazer. Sou formada em Imagem e Som pela UFSCar (turma 2000 a 2003) e atualmente curso Ciências Biológicas na Unesp Rio Claro (Turma de 2007 até atualmente). Atuo como professora eventual na rede pública Estadual de ensino e tenho grande paixão pelo meu trabalho. Pretendo me formar na licenciatura e fazer pós graduação em Educação. Acredito em uma nova educação, diferente do que é hoje praticada nas escolas brasileiras. Para mim, o método de ensino em vigor é precário e obsoleto, não segue o fluxo das mudanças decorrentes de uma série de transformações sociais, econômicas, comportamentais e tecnológicas. Por isso, estou sempre procurando inovar em minhas aulas, mesmo que muitas vezes falhe e/ou caia no tradicional. Afinal, errando é que se aprende.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Desenhos da Cadeia Alimentar

Como já havia mencionado no post "A Morte e a Cadeia Alimentar" , uma das atividades de ciências que propus à quinta série foi que eles fizessem um esquema ilustrativo de uma cadeia alimentar. Dei total liberdade para que eles escolhessem os organismos envolvidos, o ambiente, o tipo de representação. Maiores detalhes estão no post sobre essa atividade, portanto, vamos às imagens:

Imagem 1:


A primeira que selecionei para postar me interessou pelo ambiente escolhido, e pelos organismos que os alunos escolheram. Nenhum outro grupo ou aluno escolheu o ambiente aquático por não saberem como compôr a cadeia, mas estes alunos foram com a cara e a coragem, me fizeram inúmeras perguntas " quem come quem", "o que é uma alga", e me pediram referências de imagens para desenhar. Entreguei-lhes um livro de Biologia e eles fizeram tudo sozinho. Usaram uma técnica bem comum entre eles, de fazer a cópia direta da imagem do livro, colocando a folha por cima e traçando. Achei muito bonito, e apesar da desorganização, eles encontraram um jeito de direcionar a sequência, usando numeração nos quadros. Incluíram o ser humano na cadeia, o que também achei bem legal. 



Imagem 2:


Este esquema me desanimou um pouco, porque foi feito por um grupo de alunas que não conseguiram, de maneira alguma, identificar os níveis tróficos. Tentei ajudá-las de diversas vezes, em vão. Acabaram por entregar apenas o esquema, sem legendas, sem indicações. Ao menos elas entenderam a dinâmica, e representaram muito bem. Detalhe, os pássaros não estão ali à toa. Eles estão ali para predar a cobra.UAU!

Imagem 3:


Bom, aqui em primeiro lugar, achei os desenhos muito bonitos. Nota-se que os alunos capricharam, foram cuidadosos na confecção. Em seguida, me surpreendeu o milho como produtor! Que ideia, achei lindo! Porque eles pensaram: "a galinha come o milho", e fizeram o milho, e depois as galinhas... depois a raposa e por fim o leão. A representação dos decompositores foi bem diferente também. Por não saberem como desenhar um fungo ou bactéria decompositores, optaram por fazer pontinhos no desenho, no solo, que representam "os microorganismos do solo". Os animais mortos, com o "x" nos olhos e abaixo do nível do solo, indicam que estão enterrados, e o milho caído também representa que até mesmo os produtores morrer.

Imagem 4:


Ahh... este aqui nem tem como não concordar que os traços do desenho são coisa de profissional! Incrível como essa criançada leva jeito para desenhar. Não são raras as vezes que os alunos me entregam atividades de cair o queixo. Muitos deles fazem aulas fora da escola, e aprendem Mangá, compram revistinhas de desenho ou simplesmente praticam sozinhos, e acabam por desenvolver talentos valiosos. Este é um exemplo. Em relação à cadeia alimentar em si, bom, quando fui montá-la fiz na vertical, e não na horizontal, como o mais comum. Portanto, vale ver o primeiro esquema, no canto esquerdo à cima, depois o que está em baixo dele, sobe para o canto superior direito e desce de novo. Acho que deu pra entender, né? rs rs. A primeira coisa que me chama a atenção são as linhas de "alvo" do predador em relação à presa, que saem diretamente dos olhos deles. Achei interessantíssimo. Em seguida, a raposa predando um gavião... Fiquei na dúvida se isso é possível, e sinceramente ainda não tenho plena certeza, mas pela pesquisa que fiz na internet, raposa preda aves sim, então considero válido. O ser humano mais uma vez aparece na cadeia, e surpreendentemente, não é o "grande vencedor da batalha", não é o último consumidor. Nesta cadeia, o ser humano é predado pelo leão!!! O mais peculiar de tudo é que os decompositores foram colocados como consumidores, mas tudo bem, eles entenderam que após a morte, alguém ainda se beneficia dos restos mortais... ;)

Imagem 5:


Ahhhh, essa é a cadeia alimentar mais comentada e requisitada! Aquela onde a Dona Morte, ela mesma, com seu capuz e foice, seu ar malévolo e impiedoso surge ao final da história e o melhor de tudo: como CONSUMIDORA! Genial, genial! Fiquei muito maravilhada e perplexa com a imaginação destes alunos, e tá, um pouco frustrada pelo caos que instalei na cabecinha deles ao ficar martelando A MORTE ao final de tudo. De qualquer maneira, rendeu um belo desenho, apesar dos traços simples, sem grandes ornamentações - mas a Dona Morte foi muito bem trabalhada!

domingo, 5 de junho de 2011

Sala dos Professores

Definitivamente o pior lugar para se estar dentro de uma escola é a sala dos professores. Não sei de onde iniciou essa minha inquietação e desconforto para com este ambiente, mas estou certa de que é um local que não me agrada. Ao menos que esteja vazia, claro. Mas, na maioria das vezes, está cheia. Cheia de  professores cansados, estressados... eu mesma, muitas vezes, estou cansada e estressada. Até aí, problema nenhum. O problema é justamente o fato de que ali dentro se torna espaço para auto-afirmação demasiada. Justificações de trangressões, comportamentos duvidosos, intolerância e desrespeito, sem mencionar frustrações - tudo se manifesta ao mesmo tempo, naquele curto espaço de tempo que dura o intervalo entre aulas. Tenho inúmeros fatos que pude observar e/ou vivenciar, e quase nenhum positivo. Não sei ao certo, mas me parece que professores como eu, eventuais, não são lá muito bem vindos. Pode ser impressão e também não generalizo - sempre há excessões. Mas o fato é que por diversas vezes me senti acuada. Desde o momento em que passo porta adentro, sorridente, e digo BOM DIA, ou BOA TARDE, BOA NOITE, whatever... e quase nunca recebo a resposta. Ao invés disso, já fui chicoteada com olhares de desprezo, viradas de cara, caras feias de quem não está muito afim de papo. A conversa ali, é vertical. Inclui poucos "privilegiados", somente aqueles veteranos de guerra, que sentem-se ameaçados pela presença de uma jovem qualquer, disposta e cheia de boas intenções. Quase nunca fico por muito tempo ali, em geral pego meu café - e isso também parece  ser um crime muitas vezes, já que o café é pago mensalmente pelos efetivos - saio para fumar, e só retorno próximo ao momento de voltar a trabalhar. Mesmo assim, já passei bons momentos ali, apenas ouvindo, observando, e quando possível, interagindo. Um porre. Sim, um tremendo tédio, quando não revoltante. Parece que dentro das escolas existe um padrão de comportamento da classe do professorado, quase que esteriótipos ambulantes. Em todas as salas de professores, sem exceção, existe aquela figura do professor engajado, ou falso-engajado. Aquele que entra meio que bufando, e falando alto. Fala de tudo, da indignação com o salário, a falta de respeito dos alunos, a falta de ética da direção, a má educação que deveria vir do berço... um blá blá bká CHATO, sempre sem a mínima graça, mas que - pasmo - faz os outros rirem. Porque é um discurso debochado, escrachado... uma caricatura falante. E também tem aquelas de fala lenta e arrastada, uma fala bromazepídica. Dá sono ouvir, é sério. O discurso também é ensaiado; diz respeito a histórias sem graça e corriqueiras, de como ela se saiu em um confronto com aluno em sala de aula, ou como a sala "x" é chata... reclamações, basicamente, e vangloriações de "como eu sou foda por ter dito isso isso e aquilo para fulano" , ou "mandei ciclano da sala "y" para a diretoria". E por aí vai, banalidades, inflamação de ego, recalque.
Num canto obscuro, de frente ao computador, tem sempre alguém vendo o orkut, facebook... raramente algo além disso. Colocadas as personagens, temos os figurantes, e o roteiro é dos mais variados. Recentemente, ao entrar na sala de professores, com meu jaleco e o sorriso estampado, deparei com um professor mais, digamos... veterano. E ainda assim, nem tanto. A primeira coisa que ele me perguntou foi: "Você é eventual?". Em seguida, perguntou se era a primeira vez que dava aula. Respondi que não, que dou aula há quase 3 anos como eventual. O comentário seguinte me emudeceu: "Ah, percebe-se que vc é nova mesmo... te vi entrando, toda animada, sorrindo... logo pensei: só pode ser iniciante, para vir dar aula tão feliz." Sorri, e saí. O lance do café já me gerou situações estranhas também. Pra começar que às vezes me sinto envergonhada em me servir, porque os olhares me seguem, e observam cada colherada de açúcar que coloco. Já ouvi comentários e discussões enérgicas sobre o pagamento do café, que o café é caro, que isso que aquilo. Nunca diretamente para mim, claro. Mas indiretas bem ácidas, sim. Também recentemente entrei na sala dos professores de uma escola que nem vou com tanta frequência, e senti cheiro de café. Em cima da pia, uma térmica e num canto, uma cafeteira. Nao havia café na cafeteira, então peguei a térmica e perguntei a uma das professoras que me observava de perto: "este é café ou chá?" Ela me olhou e disse que era café "mas é de ontem à noite, o da manhã a gente ainda nao fez". Logo percebi a hostilidade e nem me servi, saí para fumar. Quando voltei, ela estava se servindo da mesma térmica, o café.
Época de greves e paralisações também são tensas. Os animos ficam exaltados e a velha briga se estabelece: um ou dois mais politizados tecem discursos sobre as paralizações e como a classe deveria ser mais unida, porque senão perde a força, enquanto a maioria observa e se defende dizendo que não participa porque não acredita, ou está pra se aposentar, ou não quer perder o semestre no conteúdo.... aham, cláudia.
Certa vez estava sentada, esperando o sinal bater, quando um professor que sempre me obervara de longe se aproximou e puxou uma conversa no rumo "vc gosta de dar aula?". Em meio às perguntas sobre meu futuro, ele questionou se eu realmente iria seguir a licenciatura ou partir para o bacharel. "Só licenciatura... quero trabalhar com isso mesmo". Ele embasbacou. E o que se seguiu foi uma enxurrada de "incentivos": "não faça isso com sua vida. Você ainda é nova, aproveite essa chance. Faça o bacharelado, e vá para a pesquisa. Acredite, você vai se arrepender. Licenciatura não é para a gente, é um tormento." Foram coisas assim que me obriguei a ouvir, mas dando o direito de entrar por aqui e sair por ali. Essa não é a primeira nem a segunda vez que passo por coisas deste tipo, e fico sempre muito pensativa quando algo do gênero acontece. Em uma coisa os ventrílocos politizados estão certo: a categoria é desunida e digo mais: desinteressada, apática, desiludida e sem o mínimo potencial para incentivar sua própria classe trabalhadora. Deve ser a única, ou uma das poucas onde os profissionais desestimulam os jovens iniciantes na carreira. Mas eu insisto: gosto daquilo, e vou em frente. Meu trabalho de formiguinha por uma educação de qualidade, digna e de respeito, segue, por mais que queiram apagar meus ânimos.
Para finalizar, concluo com uma frase que ouvi ainda esta semana: "A mãe desses alunos deveria ter abortado todos eles...".

Reflexivo, hum?
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